Por que a polêmica conversão de dois pontos de Zach Charbonnet foi a decisão certa

Em questão de minutos, o Seattle Seahawks conseguiu transformar um déficit de 30-14 no quarto período em um empate de 30-30 contra o Los Angeles Rams. Embora a eventual conversão de dois pontos para a vitória do jogo tenha sido feita na prorrogação por Eric Saubert, o jogo de dois pontos mais comentado foi, sem dúvida, a recuperação impressionante de Zach Charbonnet do passe de tela desviado de Sam Darnold.

Enquanto as equipes se preparavam para o pontapé inicial e uma vantagem de 30-28 para o Rams, o árbitro Brad Allen disse que a jogada estava sob revisão. O replay mostrou um passe claro para trás de Darnold, com uma recuperação clara de Charbonnet, e portanto dois pontos em uma das provas mais surpreendentes.

Assistindo ao jogo ao vivo, houve um apito claro antes de Charbonnet receber o que parecia ser uma bola morta na end zone. Então, toda a peça não deveria ter terminado e, portanto, nenhuma conversão? Não é necessário.

Anúncio

Terry McAulay, um árbitro de longa data da NFL que arbitrou vários Super Bowls e agora é analista de regras da NBC e Prime Video, explicou nas redes sociais por que a decisão foi revertida de um passe para frente incompleto para uma recuperação de end zone de um passe para trás.

“Quando um passe para trás é considerado para frente e incompleto, o Replay pode ser anulado se houver uma recuperação clara na ação imediata em curso”, disse McAulay. “A equipa de recuperação concedeu a bola na área de recuperação. Deixe-me deixar bem claro: se o apito foi ou não soado é completamente irrelevante”.

Vemos isso acontecer quase o tempo todo na NFL graças ao replay modificado nas últimas temporadas; uma recuperação de bola perdida pode ser concedida mesmo que um apito tenha sido soado. Charbonnet atendeu aos critérios de ação contínua imediata

Outro aspecto disto é a diferença entre um passe para trás e um fumble; não são necessariamente a mesma coisa, algo que até me fez tropeçar.

Anúncio

“Não é um fumble, é um passe para trás e qualquer um pode se recuperar e avançar a qualquer momento”, disse McAulay.

A razão pela qual isso é importante é porque as conversões de dois pontos, na verdade, têm regras especiais de fumble aplicadas. Para fumbles em conversões de 2 pontos, 4ª descida ou a qualquer momento após o aviso de dois minutos, a bola não pode ser avançada por ninguém que não seja o portador da bola original. Se, por exemplo, Darnold for demitido e a bola estiver para trás, Charbonnet não conseguirá pegá-la e marcar. O passe de Darnold não foi um desastre, e o pessoal do Football Zebras fez um ótimo trabalho ao esclarecer qualquer confusão.

Tudo isso quer dizer que Charbonnet agarrando a bola de maneira tão indiferente acabou sendo talvez a jogada mais importante da temporada, bem como o momento mais importante de sua jovem carreira na NFL. Tenho certeza de que Sean McVay entenderá quando se acalmar.



Link da fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui